Vivemos tempos intensos... tempos de euforia... de novas, duplas, simuladas, biossintetizadas vidas... vivemos uma explosão da comunicação... vivemos a era e a cratera das mensagens... o espetáculo do espetáculo... do entretenimento como linguagem... das gramáticas multisensoriais... vivemos a morte calculada nos games... lutamos com monstros, salvamos princesas, tomamos drogas digitais e compramos pênis com linden dollars... ouvimos música com a bunda... fazemos o nosso filme sem idéia na cabeça e com muitas câmeras nas mãos... sampleamos os sons do timus dos nossos ouvidos escabaçados por som e fúria, e scanneamos as moscas volantes que os nossos olhos enxergam permanentemente, vindas do fundo cintilante das telas opacas e líquidas que nunca mais desligaremos... buscamos o lixo digital como o novo playground... inaugurando uma nova ética que tem como princípio não fechar os olhos para os próprios dejetos. ao contrário, lidamos com o lixo, felizes como pinto... com alguma responsabilidade e muita energia... em uma nova estética que não olha nem para cima nem para baixo... tudo é superfície... refundamos a aldeia como uma all teia... global... o globo se implodiu antes de explodir com o seu próprio aquecimento... é hora de lidar com todas as extensões de nós mesmos, inclusive aquelas que nos estendem na forma de dejetos... porque excrementos também identificam a espécie... é chegada a hora de varrer o lixo que empurramos para debaixo do tapete da web... gerar, a partir dele, novos neuro-bio-combustíveis... modernizando os sentidos continuamente... tornando-os, finalmente, contemporâneos de si mesmos... Digital Trash Culture.

ElectroWoodPecker

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Karkovski na ESPM

A ESPM, através da Pós graduação, do NE2 - Núcleo de Estudos do Entretenimento e do PanMediaLab, traz ao Rio de Janeiro o músico Zbigniev Karkowski. Quando um conjunto de artistas com formação erudita em música é confundido pelo senso comum com jovens — muitas vezes sem formação musical alguma — a partir dos produtos sonoros que elaboram, há alguma transformação importante nos modos de escuta nas culturas urbanas hodiernas, digna de observação e de investigação.O que parece estar em marcha junto e, talvez, por causa do incremento tecnológico das mídias digitais e de toda uma cultura do entretenimento — que ganha expressões únicas nos nossos dias com os games e com diversos gêneros de música eletrônica — é a transformação das formas de escuta, ou das audibilidades, inaugurando novos códigos acústicos e novos mapas auditivos. É a forte vinculação do trabalho de Karkowski com a cultura experimental do ruído, ou noise, como é conhecida esta arte sonora, que torna o seu trabalho instigante para os estudiosos da cultura contemporânea. Entender como as dinâmicas da comunicação são afetadas a partir da emergência de novos processos de escuta passa a ser um dos muitos desafios que deverá enfrentar todo aquele que se propõe a estar antenado com o seu próprio tempo. Karkowski nos seduz a explorar a caótica cultura digital inspirados por expressões ruidosamente instigantes. Zbigniew Karkowski nasceu em 1958 em Cracóvia, Polônia. Estudou composição no State College of Music em Gotemburgo, Suécia, estética da música moderna no Departamento de Musicologia da Universidade de Gotenburgo e música computacional na Chalmers University of Technology.Depois de completar seus estudos na Suécia, estudou sonologia por um ano no Royal Conservatory of Music em Den Haag, Holanda. Durante este período, também participou de mastercourses de composição organizados pelo Centre Acanthes em Avignon e Aix-en-Provence, França, estudando com Iannis Xenakis, Olivier Messiaen, Pierre Boulez e Georges Aperghis, além de outros.Trabalha ativamente como compositor de música acústica e eletroacústica. Escreveu peças para grande orquestra (encomendadas e executadas pela Gothenburg Symphony Orchestra), além de uma ópera e diversas peças de música de câmara executadas por conjuntos na Suécia, Polônia, e Alemanha. É membro fundador do trio de performance eletroacústica interativa "Sensorband". Nos últimos oito anos, Zbigniew vive e trabalha em Tóquio, Japão, e é um elemento ativo no cenário local de música de ruído (noise). O evento consistirá de uma comunicação de aproximadamente 20 minutos do Professor Vinícius Andrade Pereira, de uma breve introdução ao trabalho de Karkowski(20 min.), feita pelo Mestre em Música pela Uni-Rio, Jean-Pierre Carron, e de uma breve conferência dada por Karkowsi, seguida de uma apresentação da sua obra sonora. Entrada Franca.Coordenação: Prof. Vinicius Andrade PereiraQuando – Segunda-feira; DIA 13/08, AS 19:00HS. AUDITÓRIO DAESPM: Rua do Rosário, 90, 11 andar.(Esquina com Rua da Quitanda, no Centro)

O artista ainda se apresentará no sábado, por volta das 18:00hs, no Plano B, na Lapa. Rua Francisco Muratori, 2a.

2 comentários:

Adriana Amaral disse...

massa vini, pena q não estou por ai, mas postei la no blog do MCL abs

Ela disse...

e como foi o evento,V?